Este artigo será uma análise e lhe contará, de uma vez por todas, se o Baidu Antivirus é bom. Essa empresa não tem uma boa fama no mercado, entre os usuários de antivírus. Muito se deve pela forma em que ele é instalado na maioria das máquinas – normalmente ele é instalado juntamente (e meio escondido) com algum outro software que o usuário baixou e instalou.

Isso nada mais é do que uma parceria da Baidu (veja o site oficial da empresa) com determinados programas e é uma forma de publicidade da empresa, porém parece que não foi muito acertada. Digo isso porque é muito comum encararem o Baidu mais como um vírus do que um próprio protetor do sistema.

Por esse motivo resolvemos fazer esse texto, para desvendar essa mística e para contar se o Baidu é bom no que lhe compete: ser um antivírus.

Qual é a função de um bom antivírus

Antes de falar do assunto principal, precisamos entender o que um antivírus faz no sistema e o que o torna bom ou ruim.

Baidu é um bom antivírus

Basicamente, é um software de proteção. Sua função principal é detectar programas maliciosos que podem, de alguma forma, comprometer o sistema ou a segurança de seus dados. Isso é feito através de uma atualização constante do banco de dados, por isso é extremamente recomendável manter o banco de dados do seu antivírus atualizado, independente de qual seja ele.

Então, o Baidu Antivírus é bom?

Sabendo qual é a função principal desse tipo de programa, precisamos agora analisar o Baidu nesse aspecto. É indiscutível que a interface do software e a facilidade de uso pelo usuário é um ponto forte, porém não é o mais importante.

Sobre sua eficiência, o Baidu deixa um pouco a desejar. Nos testes da AVG-Comparatives.org, que é referência em testes dessa magnitude, ele obteve um dos piores resultados da categoria, como vocês podem ver na imagem abaixo:

Baidu Antivirus é bom

Nesse teste, o Baidu está entre os 6 piores e a eficiência na detecção de programas maliciosos, em tempo real, foi de apenas 96,5%. Já dá para ter uma noção se o Baidu é um bom antivírus, certo?

Os melhores antivírus, segundo esses resultados, ficaram por conta do Kaspersky (veja nosso artigo sobre ele), Bitdefender e Avira Pro que são pagos. O Panda, que aparece como quarto melhor resultado, é gratuito e bastante recomendado para quem não quer gastar com isso no momento – apesar de possuir algumas funcionalidades a menos.

Conclusão

Visto o modo em que o programa se instala (na maioria das vezes sem a permissão do usuário), e sua baixa eficiência de detecção em tempo real, podemos dizer que o Baidu Antivírus não é bom.

Se você procura por um antivírus grátis, há melhores opções no mercado, como o Panda, por exemplo.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

13 + 9 =