Você sabe como acelerar o navegador de internet que você usa? Algumas configurações simples podem melhorar o desempenho do seu browser.

Veja bem, não iremos mexer em nenhuma configuração de rede da sua internet, portanto não há riscos. Talvez, por esse mesmo motivo, não haverá melhora significativa. Você só notará grande diferença de desempenho caso seu navegador esteja sobrecarregado.

Leitura Relacionada:

Por que eu devo mexer nas configurações do navegador?

Basicamente, cada navegador armazenas dados de memória. Entre esses dados estão seu histórico de navegação, senhas, e-mails, entre outros.

Apesar de, em termos de quantidade, esses dados representarem a maior parte do armazenamento padrão do browser, eles não são os mais pesados.

O que mais pesa em seu navegador, e portanto compromete mais seu desempenho, são os plug-ins ou extensões nele instalados. A dica aqui é eliminar tudo que não for necessário. Claro que há plug-ins ou extensões de segurança, por exemplo, que não podem ser removidos, mas grande parte dos que estão instalados podem.

Como acelerar o navegador de internet – Chrome

Para fazer o que foi sugerido acima, no Chrome, basta seguir os seguintes passos:

  • No lado direito do navegador, em cima, você verá três tracinhos. Clique neles!
  • Haverá várias opções. Escolha “Configurações”.
  • Abrirá uma nova aba com as opções. No lado esquerdo, clique em “Extensões

Agora é a hora que se deve ter muito cuidado. Escolha as extensões que você não usa, ou que são inúteis, e as exclua. Para fazer isso, basta clicar no símbolo de um lixo, ao lado da extensão desejada.

como acelerar o navegador de internet - Chrome

O trunfo do Chrome

Diferente da maioria dos concorrentes, o Chrome tem uma opção realmente muito interessante: Há a possibilidade de pré-renderização de páginas que você poderá,eventualmente, clicar.

Por exemplo: Você está no facebook e vê o perfil daquele seu amigo. Se essa opção estiver ativa, o Chrome irá automaticamente pré-carregar elementos da página de perfil do seu amigo, em segundo plano. Dessa forma, se você resolver clicar, o carregamento será muito mais rápido.

Para ativar essa opção:

  • Vá em Configurações
  • Desça até o fim da página e clique em Mostrar configurações avançadas
  • Nas opções de Privacidade terá uma caixinha escrita “Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página
  • Marque esta opção e reinicie o navegador.

Mozilla Firefox

Aqui saber como acelerar o navegador de internet, ou seja, fazer a remoção de extensões e complementos indesejados, é ainda mais fácil:

  • No Mozilla, assim como no Chrome, ao lado direito, em cima, clique nos três tracinhos.
  • Em seguida, clique em Complementos
  • Logo na esquerda você terá as opções: Complementos, Extensões e Plugins

De novo, tome muito cuidado na hora de remover qualquer coisa. Remova apenas o que não for desejável.

mozilla firefox

O trunfo do Mozilla Firefox

O trunfo aqui é chamado de “pipelining”. O que acontece aqui é que, normalmente, o navegador realiza uma requisição por vez para cada página da internet. Ao ativar esse recurso, ele passa a realizar múltiplas requisições ao mesmo tempo, acelerando o carregamento.

Para saber como ativá-lo, há um tutorial completo que ensina passo a passo como fazê-lo:

Internet Explorer

Apesar da maioria preferir seus concorrentes, o Internet Explorer ainda é muito utilizado. Por esse motivo, não poderíamos deixa-lo de fora.

Seguem os passos para o processo:

  • Ao lado direito do navegador, em cima, você encontra uma “engrenagem”. Clique em cima dela.
  • Logo em seguida, clique em Gerenciar Complementos

O layout (aparência) dessa parte é um pouco mais poluído do que nos outros casos, desse modo não custa ter um cuidado extra antes de excluir qualquer coisa.

internet-explorer

O Internet Explorer não possui um “trunfo” conhecido, porém é de ciência pública que muitas barras de ferramentas (toolbars) também influência no seu desempenho. Nesse caso, barras de ferramentas desnecessárias também poderão ser excluídas com o processo sugerido acima.

O que mais pode estar afetando a velocidade

Além de saber como acelerar o navegador de internet com esses passos muito simples, você precisa ter em mente que apenas isso não bastará para que sua internet dê um salto de desempenho.

Outras coisas podem estar afetando sua conexão, como distribuição de sinal, driver de rede desatualizado, plano contratado, etc.. Para saber mais do assunto, leia:

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Boas dicas. Uso o Chrome, e não sabia desse recurso de pré-renderização. Minha dúvida é se isso não vai deixar a utilização lenta de uma forma geral, já que ele fica fazendo o carregamento em segundo plano.

DEIXE UMA RESPOSTA

oito − cinco =