Se você ainda não conhece a história da informática, veio ao lugar certo. Assim como as demais tecnologias,  a informática faz parte de nosso dia a dia e mudaram nossa forma de viver, trazendo diversos aspectos positivos e outros negativos para nossa rotina.

Hoje é quase impossível imaginar uma forma de viver sem estar conectado ou logado o tempo todo, contudo nem sempre foi assim. Conhecer a história da informática é como conhecer a história da própria evolução da sociedade, se deparando com grandiosidades e novos caminhos a serem explorados.

Início da história da informática: A necessidade dos números

A história da informática começou há muitos anos, aproximadamente em 1640 quando o francês Blaise Pascal criou a primeira calculadora capaz de calcular algoritmos. Naturalmente que apenas muito tempo depois surgiu o primeiro computador, contudo foi nesse acontecimento que se deu o primeiro passo para o desenvolvimento das tecnologias que geraram os atuais computadores.

Em torno da década de 30, do século XX, Vannevar Bush criou o primeiro computador que tinha a função de realizar cálculos de forma automatizada. Embora promissora, essa máquina ainda tinha funções muito restritas. Ela permitia, no entanto, a inclusão de novos números, para que fossem testadas e criadas sequencias numéricas infinitas.

Esse sistema estava muito à frente de seu tempo e suscetível a diversos erros. É nesse momento que a criação do Sistema Binário, criado por George Boole, faz toda a diferença – através desse sistema que possibilita a leitura de 0 a 1 foi possível a criação e desenvolvimento dos microprocessadores.

 

A contribuição da Segunda Guerra Mundial e eventos importantes

Os eventos catastróficos mundiais como a Segunda Guerra Mundial e as demais guerras do século XX possibilitaram uma verdadeira evolução no campo tecnológico.

Durante a Segunda Guerra, os Estados Unidos utilizavam os computadores para decodificar mensagens secretas e calcular trajetória dos mísseis. A bomba nuclear foi calculada através de um computador chamado de ENIAC, que pesava 30 toneladas, tinha 170m² de tamanho e era composto por 18k de válvulas.

A corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos possibilitou um grande avanço na história da informática, devido às pesquisas realizadas no campo. Foi em 1954 que foi criado o primeiro transistor a base de silício, material semicondutor. Dois anos depois já foi criado o primeiro computador que funcionava a base de transistores.

Apesar do avanço rápido, apenas dez anos depois surgiu o primeiro HD, ou melhor, disco rígido. Antes dos discos rígidos as informações eram gravadas em rolos de fitas magnéticas, sistema que aos poucos começou a se tornar insuficiente pois para gravações de poucas informações era necessária grande quantidade de fita. Historia da informatica

Os acessórios

Próximo à década de 1970 foram criados os primeiros modelos de acessórios que facilitam o uso dos computadores, eram o mouse e o teclado.

Além disso, nessa época surgiu os primeiros conceitos de sistema operacional e a da interface gráfica para sua utilização.

Os grandes mestres

Grande marco na história da informática, em 1975, foi fundada a Microsoft, empresa criada por Bill Gates e Paul Allen que tinha como objetivo a criação de um sistema operacional que pudesse atender a demanda das pessoas comuns e disponibilizar computadores pessoais.

Foi nessa época também que Steve Jobs e Steve Wosniack desenvolveram o primeiro computador pessoal da Apple.

A passos curtos começaram a ser desenvolvidos esses sistemas e também melhores dispositivos aos computadores, até sua popularização.

Atualmente diversas empresas dominam o mundo da informática e os avanços são impressionantes. Dos desktops (computadores de mesa) aos notebooks, dos netbooks aos ultrabooks, dos tablets aos smartphones, relógios inteligentes, smart TV’s, etc, a informática acompanhando o ritmo de evolução da tecnologia não para. Impossível saber até onde vai, mas faz parte de nossa vida.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

dez − 8 =