Quando se trata de internet nos vem à cabeça vários problemas. Hoje falaremos de um mais especifico, a velocidade. Quando nos deparamos com a internet lenta o que fazer?

A evolução da conexão em rede tem suas consequências. Websites mais pesados, com designs arrojados e bonitos, cheios de ferramentas interativas e interessantes são exemplos disso.

Leitura Relacionada:

O problema é que a solução dessas “causas” de redução de carregamento de websites está fora do nosso alcance, uma vez que é natural e tende a piorar.

Causas da internet lenta

Além dos problemas que estão fora do nosso alcance, como já citado acima, temos outras causas da internet lenta que, de alguma forma, poderemos reduzir ou até mesmo solucionar. São elas:

  • O desempenho do próprio computador
  • O modem ou roteador que está conectado e distribuindo a internet
  • Problemas com a distribuição da rede de internet (aquela que vem de sua operadora)
  • Driver de rede do computador desatualizado
  • Muitas abas abertas ao mesmo tempo em seu navegador

Em alguns casos, um vírus pode estar causando o mal funcionamento do computador, nos levando ao primeiro problema citado acima.

internet lenta o que fazer

Internet lenta o que fazer?

Vamos subdividir o tópico internet lenta o que fazer, com os problemas e colocar as soluções logo em seguida:

  • Desempenho do computador:  temos um artigo específico para o tema, ensinando cada passo para resolver essa situação: como melhorar o desempenho do seu computador
  • O modem ou roteador: O problema pode estar no alcance do roteador e consequentemente baixa qualidade de sinal. Neste caso, comprar uma antena de maior distribuição para seu roteador pode ser uma solução. A melhor opção é a substituição do mesmo ou ainda adquirir um repetidor de sinal.
    O que é um repetidor de sinal?
  • Distribuição da internet: Aqui o importante é entrar em contato com a sua operadora ou serviço contratado. Para verificar se sua internet está de acordo com a velocidade contratada, use o speedtest. Em caso de não estar de acordo, entre em contato com a operadora e solicite que arrumem o problema pra você.
  • Driver de rede: Aqui o processo é bem simples: Abra o menu iniciar, procure por “Gerenciador de dispositivos”, encontre o adaptador de rede. Feito isso, clique com o botão direito do mouse em cima dele e coloque “Atualizar”. Espere até que o processo seja concluído.
  • Muitas abas abertas no navegador: Este problema sobrecarrega o computador. Você tem duas opções para solucioná-lo: Fechar algumas abas do seu navegador ou tentar melhorar o desempenho do pc.

Conclusão

Basicamente, as coisas que realmente fazem diferença no carregamento de websites estão fora do seu alcance. Os processos citados acima podem ajudar bastante nesse aspecto, porém não serão decisivos no resultado esperado.

A contratação de um plano de internet mais robusto certamente atenderá suas necessidades, porém se esta não for uma opção, tente as sugestões acima para internet lenta o que fazer.

Certo mesmo é que a distribuição da internet brasileira ainda está muito aquém do que deveria. Quem acaba sofrendo as consequências somos nós, os consumidores.

E você, o que acha que poderíamos fazer para solucionar os problemas de internet lenta? Deixe seu comentário e sua sugestão!

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Meu primo estava com o pc lento e vivia limpando, tirando programas…Eu sabia que podia ser vírus, recomendei pra ele o psafe que é o antivírus que eu uso e deu certo. Ele usava o avira, acredita que não conseguiu identificar o vírus? Bizarro! As vezes vc tem antivírus e ele não acha, o jeito é tentar com outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

1 × 5 =