Internet instável e de baixa velocidade de conexão pode deixar qualquer funcionário irritado no ambiente empresarial. Mesmo as tarefas mais simples do dia a dia corporativo, como acesso a vídeos, ligações via Skype, envio e recebimento de arquivos pesados, podem ser prejudicados por uma internet lenta e de sinal oscilante. O link dedicado tem sido uma solução para empresas que procuram aliar alta velocidade à estabilidade de conexão.

Num condomínio residencial atendido por internet banda larga comum, os vários usuários de cada apartamento dividem o mesmo sinal e têm seus dados enviados e recebidos pela mesma banda, o que acaba gerando congestionamentos. Este tráfego compartilhado é o grande responsável pelas interrupções no sinal e pela conexão mais lenta.

link-dedicado-destacada

O link dedicado funciona de maneira mais eficiente. Empresas que contratam o serviço tem seus dados transferidos em uma banda exclusiva que evita a disputa pelo sinal com outros clientes. De forma prática, o cliente empresarial tem uma internet só para atender à empresa, com mais velocidade e menos risco de oscilações.

Enquanto na internet banda larga comum a oferta de disponibilidade de rede é de até 30% — dependendo do contrato —, o link dedicado tem disponibilidade de até 99,9%. O usuário residencial comum que contrata banda larga com velocidade de 10 mbps, recebe algo como 3 mpbs, num dia comum. A empresa contratante do link dedicado ficaria como velocidade de 9,9 mbps.

Mais velocidade para baixar e subir arquivos

Uma grande vantagem do link dedicado é que são oferecidas duas bandas distintas para download e para upload. A empresa que contrata 10 mbps, conforme estabelecido previamente no contrato, tem 10 mbps para download e 10 mpbs para upload. No serviço de banda larga residencial comum, a velocidade de upload é geralmente inferior à de download e também precisa concorrer com os envios e recebimentos de dados dos outros usuários. Há serviços, como o link dedicado Vivo, nos quais não há limites para downloads ou uploads de dados.

 

Dependendo do serviço contratado, o link dedicado pode vir acompanhado com um determinado número de IPs fixos, para permitir a instalação de servidores próprios para acesso externo. Empresas que mantêm bancos de dados para consulta pela internet são as principais interessadas neste serviço, uma vez que precisam prevenir excesso de visitas e congestionamentos. Com IPs fixos é possível contratar serviços específicos de certificação que vão garantir mais segurança de dados, contra vazamentos e ataques.

Serviço mais caro, porém com mais qualidade

O link dedicado é mais caro em relação à internet residencial comum, mas é possível contratar pacotes com menos velocidade, uma vez que a disponibilidade da rede é garantida. Embora a instalação do serviço seja mais demorada que o normal, os benefícios para pequenas e grandes empresas vale o investimento.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

quinze − nove =