Certamente você já ouviu falar diversas coisas sobre a bateria do seu notebook. Se ela vicia, quanto tempo dura, quais são as melhores formas de carrega- la, e por aí vai. Contudo, você dever estar atento, pois muito do que se fala por aí não passa de puro mito.

Hoje, o Techtube selecionou alguns dos mitos e verdade mais comuns sobre as baterias de notebooks.

Leitura Relacionada:

Mitos_sobre_bateria_de_notebookA bateria de notebook vicia

Mito.  As baterias dos laptops há algum tempo, são feitas de polímero de íon lítio. Por isso não há possibilidade alguma de a bateria viciar, independente da forma como ela é carregada. O que acontece é que, com o passar do tempo, a bateria passa a reter menos energia e assim, descarrega mais rápido.

Dispositivos USB aumentam o consumo de bateria de notebook

Verdade. Os dispositivos USB são alimentados diretamente pela bateria do notebook. Então, se você quer economiza- la, evite usar dispositivos USB como pendrives, modens 3G, cabos e etc por muito tempo.

A bateria deve estar totalmente descarregada para que seja carregada novamente

Mito. As baterias de íon lítio podem ser carregadas a qualquer momento, mesmo que ainda contenham carga, independente da quantidade. Isso não reduz a sua vida útil nem altera o volume de energia que ela retém.

Tirar a bateria enquanto o notebook está ligado na tomada prolonga sua vida útil

Verdade. Retirar a bateria, se o laptop estiver conectado em uma tomada não interfere no desempenho da máquina. Além disso, essa prática pode aumentar em até 10% a vida útil da bateria.

O carregamento da bateria só deve parar quando a carga atingir 100%

Mito. Mais uma coisa que não acontece com baterias de íon lítio. Por isso os ciclos de carga não precisam ser completados e o carregador pode ser desconectado a qualquer momento, pois isso não prejudica nem vicia a bateria.

A bateria de notebook não deve ser guardada sem carga

Verdade. Mesmo desconectada do notebook a bateria pode perder carga. Por isso é recomendável que, para guarda- la, sua carga seja no mínimo de 50%, quantidade que varia de acordo com o fabricante. Se ela estiver vazia, corre o risco de perder todas as suas funções. Outra dica é carrega- la uma vez a cada duas semanas.

O carregador deve ser desconectado assim que a bateria encher

Mito. Carregadores originais são capazes de identificar quando a bateria já recebeu 100% da carga. Quando isso acontece o carregador para de enviar energia.

Usar de carregadores e baterias não-autorizados pelo fabricante pode danificar seu notebook

Verdade. Como esses equipamentos não passam pelo controle de qualidade do fabricante, nem são ajustados corretamente ao modelo eles podem prejudicar e até estragar permanentemente o seu notebook. Por isso, prefira carregadores e baterias originais.

O notebook deve ser carregado quando está desligado

Mito. A única diferença entre carregar o laptop ligado ou desligado é que na primeira alternativa a carga pode demorar um pouco mais para ficar completa. Fora isso, não há prejuízo algum para a máquina ou para a bateria.

Rodar CDs e DVDs aumenta o consumo de bateria

Verdade. O leitor óptico consome mais bateria que o disco rígido do laptop. Por isso prefira assistir vídeos e ouvir músicas que estejam gravadas em disco para economizar bateria.

O problema é com a bateria do seu celular? Temos excelentes dicas pra você também: Como melhorar a autonomia da bateria do seu smartphone

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

cinco − dois =