Quem nunca se deparou com essa dúvida na hora de analisar as configurações de um computador? Com certeza a maior parte das pessoas que pretendem adquirir um pc novo. Pois saiba que memória RAM não é nenhum bicho de sete cabeças, vamos explicar cada detalhe para você.

Leitura Relacionada

O que é memória RAM?

Saiba o que é memória RAM e para que ela serve

A Random Access Memory (RAM) é a memória primária utilizada em sistemas eletrônicos. Diferente da memória HD ela não grava dispositivos de forma permanente. É responsável, porém pelo processamento de todas ações solicitadas pelo usuário.

Ela é um chip parecido com um microprocessador que possui milhões de transistores, capacitadores e elétrons.  A leitura acontece em código binário, um e zero, em milésimos de segundos.

Como funciona?

Para executar as tarefas, a memória RAM, armazena de forma temporária os arquivos que estão sendo processados. Funciona da seguinte forma: quando você está editando um arquivo já existente no Word, por exemplo, ele deixa de ficar armazenado no HD e passa a existir na memória RAM até que você termine a tarefa.

Como é medida sua capacidade?

O tamanho da capacidade de uma memória RAM é medida pelo fluxo de bits necessários nos processamentos. São estes, portanto, os megabites ou gigabites que você está acostumado a ver nas configurações dos computadores.

Quais os tipos?

Existem dois tipos de memória RAM: SDR e DDR. As SDRs são mais simples e realizam apenas uma leitura por ciclo, já as DDR são mais rápidas e fazem duas leituras por ciclo. O desempenho não chega a dobrar, já que o acesso inicial continua demorando o mesmo tempo, mas melhora bastante.

A memória SDR era mais usada em microcomputadores antigos, como o Pentium.

Qual tem o melhor desempenho?

De uma coisa você não precisa ter dúvida, quanto maior a capacidade da memória RAM melhor o desempenho. Se a memória RAM for pequena ela não vai conseguir armazenar a execução de muitas tarefas ao mesmo tempo. Como acontece com alguns jogos mais pesados, por exemplo, que exigem o acesso a diversos arquivos de forma momentânea.

Mas vamos deixar claro que ela não é a única responsável por ele. A placa de vídeo e velocidade do processador também contribuem e muito na melhora do desempenho

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

dois × um =