Você sabe o que é repetidor de sinal? Se você está com problemas de alcance na sua rede de casa ou mesmo do trabalho, essa pode ser sua solução. Ele é indicado para usuários que não saibam configurar um roteador velho para tal função.

Apesar de existir na internet vários tutoriais de como fazê-lo com roteadores antigos, poucas pessoas se arriscam executar tal processo. O motivo principal é o medo de mexer em alguma coisa errada ao configurar toda a rede de internet.

Se você se encaixa nesse último perfil, não tenha vergonha, trouxemos a solução ideal pra você!

O que é repetidor de sinal?

Basicamente ele funciona, como o próprio nome diz, replicando o sinal. Imagine que seu roteador esteja no escritório e que seu alcance máximo seja a sala. Pois bem, você pode colocar um repetidor de sinal na sala e ampliar até a cozinha, por exemplo.

O aparelho funciona da seguinte maneira: Ele recebe o sinal Wi-Fi oriundo de seu roteador, repassa para os demais cômodos. Dependendo do alcance do repetidor de sinal e do tamanho da sua casa, apenas um desses pode resolver seu problema.

Normalmente esses aparelhos não precisam de configuração nenhuma, bastando apenas ao usuário colocá-lo na tomada e ligar. Por isso é recomendado a pessoas que têm medo de mexer nas configurações da rede.o que é repetidor de sinal

 

Prós e contras

Agora que você já sabe o que é repetidor de sinal, é interessante analisarmos seus benefícios e se realmente vale a pena adquiri-lo. A principal vantagem que esse aparelho possui é óbvia, a praticidade e a fácil instalação. Além de todas as outras já citadas, essa é a maior: Ele funciona!

Pode parecer piada, mas há na internet tutoriais com latas de refrigerante e Bombril que prometem o mesmo resultado. O que é uma mentira!

A única, e talvez decisiva, desvantagem do aparelho é seu preço. Custando entre R$100,00 e R$200,00, o aparelho não é acessível para uma parcela significativa da população. Por esse motivo, não é corriqueiro encontrarmos o repetidor de sinal nas casas.

A solução mais utilizada é configurar aquele roteador velho para fazer tal função. Porém, esse serviço precisa ser feito por alguém que entenda, pelo menos um pouco, de redes e informática.

Conclusão

Apesar de ser um aparelho fantástico, ele não é muito utilizado. Isso é facilmente compreendido quando olhamos seu preço.

A boa notícia é que a tendência é o preço cair, uma vez que estão surgindo novas tecnologias nessa área e, de certa forma, irá baratear a produção do repetidor.

Agora conte pra gente, você já sabia o que é repetidor de sinal? O que acha do aparelho? Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

5 COMENTÁRIOS

  1. Sabia um pouco apenas. No entanto com essa explicação fiquei sabendo um pouco mais. Valeu pela informação.

  2. Amplificador é diferente de repetidor.
    Amplificador aumenta o sinal que está fraco e o repetidor apenas repete se for sinal fraco ou forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

15 − 13 =