Os aparelhos telefônicos não param de inovar. E os celulares inteligentes, conhecidos como smartphones, vieram para suceder os antigos celulares. E o que não falta são pessoas que ainda fazem muita confusão entre os dois. Então, o que é smartphone e qual a diferença para um celular comum?

Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Sistema Operacional

O que é Smartphone - Sistema Operacional

Antes de qualquer coisa é preciso definir um item que se torna primordial na hora de diferenciar um celular de um smartphone. O celular não possui sistema operacional (Android, IOS, Windows Phone, etc), mas o smartphone sim. Isso permite que o aparelho vá além das aplicações básicas e faça download de uma variedade imensa de aplicativos que desempenham inúmeras funções.

Multitarefa

O celular é indicado para tarefas mais simples como fazer ligações e enviar mensagens. Mas com ele você também pode realizar outras tarefas como ouvir música, tirar fotos e gravar vídeos de baixa qualidade.

Mas nada comparado às funcionalidades que um smartphone oferece. Eles possuem processadores semelhantes ao de um computador, isso permite que o aparelho realize várias tarefas de forma simultânea, como se fosse um minicomputador mesmo.

Com eles os usuários acessam a internet, jogam, ouvem música MP3, gravam e editam vídeos, tiram fotos em alta qualidade e realizam videoconferência através da câmera frontal.

Durabilidade

Os celulares por terem telas mais simples, teclados físico e corpo compacto são bem mais resistentes e duráveis. Alguns modelos ficaram conhecidos como “indestrutíveis” por causa de brincadeiras espalhadas por vídeos na Internet.

Os smartphones por sua vez possuem telas mais delicadas, são mais finos e não tão resistentes. São até duráveis dependendo do cuidado com que o usuário tem com ele, mas estão bem mais suscetíveis a rachar ou até mesmo explodir. (Já aconteceu :/)

Um outro fator que deve ser levado em consideração nesse quesito é a rapidez com que um smartphone se torna ultrapassado, principalmente devido ao avanço da tecnologia.

Bateria

Bateria de um Smartphone dura menos

Como tudo tem a uma consequência, grande desempenho requer energia e esse é um dos grandes problemas dos smartphones. Devido a maior qualidade sonora, telas maiores e processadores desenvolvidos, o aparelho pede por carga quase diariamente.

Ao contrário dos celulares, que por realizarem apenas funções básicas chegam a ficar até uma semana sem precisar de carga.

Preço

Como dá para imaginar os smartphones tem um preço muito maior do que o dos celulares, principalmente devido a função multitarefas que permite que os celulares inteligentes realizem diversas atividades.

Apesar de toda a tecnologia, escolher um celular ainda pode ser uma boa opção, a decisão vai depender das tarefas que o usuário pretende realizar com o aparelho.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

9 − 5 =