Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra “servidor”, mas talvez nunca parou para pensar, ou procurou saber, o que significa e o que é um servidor. Se você teve curiosidade nesse momento de descobrir o que é isso e como funciona vamos te explicar. É sempre bom entender um pouco de internet para não ser passado para trás em alguns serviços.

De modo geral o servidor da internet é um computador que controla o acesso de uma rede à Internet, ele fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser distintos como correio eletrônico e arquivos, todos os pacotes destinados a internet como esses citados passam pelo servidor, lá eles são verificados e enviados ao destinatário correto dentro da rede.

Explicando em miúdos

Sabemos que é um pouco difícil de entender assim de início, mas na verdade é bem simples, um servidor é um computador ou um aplicativo de software. Os servidores são projetados para realizar uma série de tarefas diferentes, eles gerenciam arquivos, armazenam e entregam e-mails, entre outras coisas.

Em resumo o servidor é um computador mais potente do que o seu desktop comum. Ele foi criado para transmitir informações e fornecer produtos para outros computadores que estão conectados a ele por uma rede. Isso é um servidor, a diferença do servidor comum para o servidor da internet é que esse servidor da internet é um computador enorme que é oferecido para muitas pessoas.

O servidor de internet implementa também funções de log de acessos, cache de páginas de internet, conversas em chats, e outros. Uma das grandes vantagens de usar um servidor de internet é que existe uma gama bem grande de serviços disponíveis. Tais serviços nem sempre estão disponíveis em dispositivos mais compactos como roteadores.

Existem várias empresas que oferecem o serviço de servidor na internet, uma das mais conhecidas e populares é o Linux. Ele é um sistema gratuito com centenas de ferramentas disponíveis, e claro, é um servidor bem seguro. Existem também vários softwares de servidor de internet grátis que são usados como proxy e podem ser instalados em qualquer distribuição Linux.

Também existem outros tipos de servidores de internet como o via rádio, ele controla o acesso à internet dos clientes que estão conectados via rádio, esse tipo de conexão é muito comum em cidades do interior e que não tem infraestrutura de internet via cabo ou via telefonia fixa.

Outro tipo de servidor de internet muito conhecido é o HTTP serve ou apenas servidor HTTP. Ele envia as páginas e responde requisições enviadas por um servidor que mantém um site na internet.

Preciso de um servidor

Se você precisa de um servidor na internet e não entende muito bem do assunto o indicado é pedir ajuda de pessoas que entendem, não é fácil escolher entre um ou outro servidor da internet, esse é um processo um pouco complicado e que depende do tipo de site a ser servido. Por isso nossa dica é contratar alguém ou pedir ajuda para quem entende.

Sites com muitas requisições podem precisar de uma configuração mais completa e encontrar um servidor que seja bom e completo é uma tarefa para quem entende do assunto. Se você é leigo e só sabe que precisa desse serviço, voltamos a afirmar que você precisa de ajuda.

Existem servidores da internet que controlam o acesso à internet em uma empresa e também existem servidores da internet na nuvem, eles enviam cada página de um site quando você acessa. Lembramos também que o servidor precisa ser rápido, pois ninguém gosta de pedir uma página na internet e ela demorar para carregar.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

2 × 3 =