Atualmente, não existe mais espaço para usuários de informática que não saibam o básico sobre o assunto. No início, a falta de conhecimento era ocasionada mais pela escassez de informações do que necessariamente pela dificuldade em se apreender o significado de determinados conceitos.

Se ainda existem pérolas relacionadas ao mundo dos computadores é porque muitas pessoas ainda imaginam que os seus componentes(ou hardwares) guardam segredos obscuros. Na verdade, basta reservar um pouco de tempo e dedicá-lo à leitura para desmitificar alguns itens como o processador, a memória RAM e o HD , por exemplo.

Também é notável que a aparente simplicidade dos elementos de um PC esconde aprofundamentos intrincados. Contudo, é perfeitamente possível discorrer sobre a importância de cada um deles a fim de que o usuário conheça sua utilidade e principais funções desempenhadas. A seguir, saiba mais sobre os 3 itens básicos de um computador.

Processador, o cérebro

Como o seu próprio nome diz, cabe ao processador executar uma série de cálculos que resultarão nas ações solicitadas ora pelo usuário, ora pela cadeia de códigos emitidos pelo sistema operacional ou algum outro software. A frequência de operação de uma CPU (Central Processing Unit) ou APU (Accelerated Processing Unit) é o que determinará a velocidade de concretização das tarefas solicitadas. Atualmente, essa frequência está na escala GHz (Gigahertz).

Cada processador é projetado para operar dentro de um intervalo suportável de temperatura. Do contrário, fatalmente ele irá sofrer danos. A solução encontrada para isso foi a adoção de sistemas de refrigeração cada vez mais sofisticados. O mais comum é que o processador esteja vinculado a um dissipador de calor por meio de uma pasta térmica. Em seguida, um cooler (uma espécie de mini ventilador) é introduzido por sobre o dissipador.

O processador pode ser considerado o principal item de um computador porque é a partir dele que se faz a seleção da placa mãe e, por fim, de todos os demais componentes da máquina -> conheça os melhores processadores do mundo atualmente

Processador
O processador é o responsável por executar todas as tarefas de um computador

 

A memória RAM, o braço direito do processador

Ao lado do processador e do disco rígido, a memória RAM (Random Acsess Memory) completa o conjunto dos principais elementos de um computador. A grosso modo, o seu papel se assemelha a de um quadro negro no qual o processador realiza todos os seus cálculos. Em outras palavras, quanto mais extenso for esse “quadro”, mais rapidamente os resultados serão apresentados ao usuário.

Módulos de memória com pouco espaço de armazenamento “obrigam” o processador a se utilizar da chamada memória virtual, que é um tipo de memória temporária e criada a partir do HD. Quando essa atividade acontece de modo contínuo e o HD não possui um tamanho adequado, pode ocorre lentidão. Por esse motivo, não se deve economizar na aquisição dos “pentes” de memória. O recomendável é que ela reúna, ao menos, 2 GB.

Memória RAM: sem ela o processador não chegaria a lugar algum
Memória RAM: sem ela o processador não chegaria a lugar algum

HD, o terceiro elemento

Trata-se do disco rígido (Hard Disk – HD). É nele que todas as informações, relevantes ou não, são armazenadas. Os dados permanecem aguardados no HD por um período indeterminado ou até que sejam deletados ou ainda, na pior das hipóteses, corrompidos por algum malware. Quanto maior o seu espaço de armazenamento, melhor será para o desempenho do PC.

Hoje em dia existem discos rígidos de 1TB (Terabyte), equivalente a 1.024 GB (Gigabyte). Mas, o HD possui um concorrente: o SSD (Solid-State Drive). Diferentemente do drive anterior, o SSD se mostra extremamente silencioso, além de ser mais rápido em comparação com primeiro. Devido a uma estrutura interna totalmente diversa do HD, o SSD também é altamente resistente e não apresenta avarias após uma queda, evento que seria mais do que suficiente para um HD ser inutilizado.

Se quiser saber mais sobre a diferença entre um HD e um SSD, recomendamos: HD x SSD

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

11 − 8 =