Uma das funções principais dos chamados “celulares inteligentes”, ou smartphones, é a capacidade de acesso à internet. E quando ouvimos esse termo, a primeira coisa que pensamos é “navegar por sites”. Apesar de não ser apenas isso que se trata a rede mundial de computadores, faz todo o sentido.

Dessa forma, precisamos encontrar o melhor meio de se fazer isso. Nesse texto trataremos exatamente dessa parte, falando especificamente sobre qual o melhor navegador para Android, o sistema operacional do Google.

Por não utilizar o Chrome?

Por que não usar o Chrome?

Quem é usuário de Android, sabe que o sistema já instala, por padrão, o Google Chrome como navegador de internet. Apesar de ele ser um dos mais utilizados quando se trata de PC, mesmo que consumindo muito mais memória RAM que os outros, deixando seu computador lento, ele não é dos mais populares quando falamos em celulares.

Isso tudo se deve exatamente pelo “peso” causado por ele nos smarpthones. Isso é explicado pela baixa quantidade de memória RAM que um dispositivo móvel possui, se comparado com computadores. Dessa forma conseguimos entender o motivo de se procurar outro browser (o que é browser) de qualidade.

Os melhores navegadores são:

Separamos, então, uma lista com os três softwares que acabaram se destacando em testes de desempenho, interface e usabilidade. Para a surpresa de muitos, o Dolphin (o que possui mais votos positivos na Play Store) não está nessa lista por não ter se destacado em nenhum caso de teste.

Obs. Lembrando que isso não quer dizer que o Dolphin é um browser ruim, se não nem teria tantos votos positivos, porém existem melhores opções.

3CM Browser

O melhor considerando a navegabilidade, velocidade de carregamento de páginas e excelente interface. Se analisarmos cada uma dessas características separadamente, ele não é o melhor em nenhuma delas, mas nenhum outro executa tão bem as três como o CM Browser.

Por esse motivo ele figura na primeira posição de nosso ranking, sendo considerado o melhor navegador para Android.

2Puffin

Realmente poderoso quando o assunto é velocidade de carregamento de páginas e websites, mas devido a sua arquitetura e programação, se sua internet não for boa, ele pode mais atrapalhar do que ajudar. Sem contar que sua interface com o usuário é bastante simples, sem nada de novo.

Por ambos os motivos, o Puffin figura em segundo lugar. Ainda assim pode ser considerado um excelente web browser, valendo com certeza o teste.

1APUS Navegador

Ocupando menos de 6 MB na memória interna de seu celular, ele era anteriormente conhecido como A5. Há quem diga que ele copia o safari do iOS, mas isso nos atenta ao fato de que ele é bastante ágil e minimalista.

Além disso ele ainda oferece opções bacanas de personalização, podendo escolher desde temas até mecanismo padrão de buscas (como o Google, por exemplo).

Conclusão

Escolher um navegador bom e sem ocupar tanto espaço em seu celular (tanto interna quanto RAM) não é mesmo tão fácil. De toda forma, qualquer um dos três que foram citados e analisados aqui são uma boa escolha.

O mais importante, entretanto, é que você se sinta à vontade na hora de utilizar o aplicativo. Assim, recomendamos que baixe e teste você mesmo tanto os navegadores de internet que colocamos nesse texto quanto outros que recomendam por ai – como o Opera, UC Browser e etc.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

onze + 13 =