Infelizmente, poucas pessoas sabem proteger seus dados de programas maliciosos. Este artigo é destinado a pessoas que querem segurança de suas informações, mas que não tem intenção de gastar com isso. Nessa hora é importante entender qual o melhor antivírus grátis para instalar em seu computador.

Vale lembrar que, apesar de existirem boas opções no mercado hoje em dia, os mais recomendados para essa função são pagos – como o Kaspersky e Bitdefender. Entretanto, os melhores antivírus gratuitos, aqueles que se destacam nessa função, ainda possuem um alto nível de detecção e podem muito bem “quebrar um galho”.

Leia também nosso artigo sobre o Kasperky:

Qual o melhor antivírus grátis

Então, qual o melhor antivírus grátis?

Para tal função, três se destacam: Avira, Avast e AVG. Eles, além de tudo, são também os mais populares entre os brasileiros – por serem gratuitos, a maioria acaba optando por essa opção, apesar de não ser a mais recomendada.

Vamos, primeiramente, estabelecer quais são as opções que o usuário tem. Após detalharmos algumas características de cada um, iremos lhe dizer qual é a melhor opção para instalar.

Avira

Avira - Bom Antivirus Grátis

Disponível para Windows, Mac, iOS e Android, o Avira é uma excelente opção de antivírus grátis. Além de ter boa nota nos testes de prevenção, não é necessário nem mesmo cadastro para começar a utilizá-lo.

Seu ponto forte é a proteção em tempo real: ele possui um scanner que checa constantemente os arquivos e programas abertos pelo sistema.

Avast

Avast - Melhores Antivírus Grátis

Também disponível para Windows, Mac, iOS e Android, o Avast se tornou, com a versão 2016, um pouco mais que um antivírus. Além da proteção realmente boa que ele oferece, ainda há a opção de melhorar o desempenho da máquina, eliminado o lixo eletrônico e alguns aplicativos desnecessários do sistema.

A principal vantagem do Avast sobre seus concorrentes é sua interface facilitada. Além de ser muito bonito, não há quem se perca na interface do Avast. Realmente muito inteligente e fácil de usar. Este antivírus possui a versão paga, caso o usuário pretenda “liberar” mais opções e proteção.

AVG

AVG - Melhor antivírus gratis

O AVG está disponível apenas para Windows e Mac e sua interface é toda em português, sendo um dos poucos do segmento com essa característica.

Assim como o Avast, o AVG possui a versão paga e a gratuita. Da mesma forma, a versão grátis possui excelente capacidade de proteção. Além disso, há uma versão de teste em que o usuário poderá usar a versão Pro (paga) por 30 dias.

O que destaca o AVG de seus concorrentes é o desempenho – velocidade que demora para fazer a varredura completa dos arquivos de seu computador e o “peso” no desempenho do computador. O AVG ficou muito à frente dos outros, fazendo uma varredura rápida e sem afetar as outras atividades que estavam sendo executadas em paralelo.

Leitura Relacionada:

Qual eu devo instalar?

Entre as três opções, o Avast e o AVG deixam o Avira para trás e são as melhores escolhas. Ambos são mais rápidos e mais eficazes na detecção de programas maliciosos. Entretanto, o AVG ainda leva uma pequena vantagem sobre o Avast.

Finalmente respondendo à pergunta sobre qual o melhor antivírus grátis: AVG!

Se você deseja um programa de proteção ainda mais completo, recomendamos fortemente que leia sobre qual o melhor antivírus da atualidade (que inclui as opções pagas).

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

16 + 8 =