Você possui muitos arquivos em seu computador? Já pensou em trocar de máquina porque o espaço de HD do seu computador atual não tem mais espaço livre? Você tem dificuldade em organizar seus arquivos de fotos, vídeos e textos? Tem medo de perder todos os seus arquivos importantes?

A solução é simples: HD externo.

O que é um HD externo

É um periférico que tem a mesma utilidade do HD do seu computador ou de um pen drive.

O HD é o hardware responsável pelo espaço de armazenamento de informações diversas. Tudo o que você instala ou coloca no seu computador é guardado no HD. Se você costuma instalar vários programas, tirar muitas fotos e salvar muitas coisas no seu computador pode ser que em breve você receba uma notificação dizendo que não há espaço em disco para salvar mais arquivos.

Leitura Relacionada:

Isso acontece pois já utilizou toda a capacidade do HD do seu computador. Vale dizer que uma parte do espaço disponível já é ocupada para que o sistema operacional (Windows ou Linux) faça com que seu computador funcione.

Isso significa que quantos mais arquivos você tem e mais programas você usa maior deve ser a capacidade do seu HD.

Diferentemente de outros componentes do computador, o HD não é expansível. Você compra um computador com um HD de tamanho determinado e ele não vai aumentar de capacidade.

Na prática isso significa que se você encher o HD você vai precisar de outro HD com capacidade maior ou outros periféricos como DVD’s ou pen drives para guardar seus arquivos.

É nessa hora que o HD externo é uma excelente opção. Ele funciona exatamente como o HD de seu computador, no entanto ele pode ser usado apenas para guardar os seus arquivos, como um pen drive com grande capacidade. É ideal para fazer o backup dos seus arquivos ou transformá-los para qualquer lugar. Além disso, ele funciona em qualquer computador que ofereça entrada USB.

vantagens de um hx externo

As vantagens de um HD externo

Optar pelo uso de um HD externo é garantia de vantagens a você. Vamos apresentar as principais:

  • Preço mais baixo: o HD externo é muito mais barato do que um novo computador ou a soma de vários pen drives;
  • Back up dos seus arquivos mais importantes: você pode utilizar o HD para gravar seus arquivos de grande valor como fotos de amigos e família, suas músicas preferidas, seus vídeos. Pode também utilizá-lo para guardar uma cópia de segurança dos programas (setup) que mais utiliza no dia a dia;
  • Pode usar para transportar arquivos: visitou um amigo e se interessou por um material digital mas são muito pesados ou em muitos arquivos para mandar por e-mail? Utilize o HD externo e copie tudo o que quiser para você;
  • Pode utilizar para ver seus arquivos de vídeos e fotos diretamente na TV: as televisões mais novas possuem entrada HDMI e USB. O HD externo funciona através de conexão USB e se você conectá-lo ao aparelho televisivo você poderá assistir a todos os seus vídeos diretamente no aparelho ou ver as fotos em maior definição;
  • Pode usar para jogos (X Box 360, Nintendo Wii, etc): com o HD externo você não precisa mais se preocupar com seus jogos favoritos ou saves. Basta conectar o HD e utilizá-lo nos videogames e aproveitar.
  • Muito mais espaço para seus arquivos: existem HD’s de diversas capacidades. Os mais comuns no mercado atual são os de 500 GB e de 1 T. No entanto, para a felicidades dos usuários, novos modelos já estão chegando no mercado, contento até 4 T. Dá para guardar muita, mas muita coisa mesmo!

Dicas na hora de comprar um

Agora que você já conhece as muitas vantagens e forma de utilizar o seu HD externo, é hora de saber como escolher um modelo que vai ser perfeito para você.

O item mais importante é o custo e benefício. Isso significa que nem sempre o mais barato é mais legal e o mais caro é o melhor. Tudo vai depender da sua necessidade.

Na hora de comprar o seu HD externo compare modelos e marcas e preste atenção nos seguintes detalhes:

  • Resistência física: se você for transportá-lo como pen drive, preocupe-se com a resistência do equipamento e compre capas protetoras;
  • Espaço: escolha um modelo que vá resolver seus problemas com relação a espaço para armazenamento de arquivos;
  • Buffer: quanto mais alto, mais rápido ele vai funcionar;
  • Capacidade multimídia: se quiser utilizar na TV, por exemplo, verifique se ele tem essa opção;
  • Software: alguns modelos vêm com alguns programas instalados, como backup automático dos seus arquivos;
  • Velocidade de gravação: quanta mais alta, mais rápido na hora de ler e gravar seus arquivos. 

Seja paciente na hora de comprar e escolha produtos com garantia.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

cinco − um =