Se você está procurando saber como baixar mapas para GPS, veio ao lugar certo. Ele facilita a vida das pessoas, especialmente de viajantes que não conhecem o destino ou a rota completa. Ele também é muito útil no dia a dia, quando você precisa localizar pontos ou lugares para visitar, sejam pontos comerciais, industriais ou turísticos.

Seja instalado em um dispositivo móvel – como um GPS para smartphone, tablet, notebook ou ultrabook ou seja em um dispositivo veicular (GPS automotivo) ele uma das ferramentas indispensáveis para se locomover e aproveitar as horas do seu dia ou de sua viagem com maior qualidade e interatividade.

Mas como aproveitar o máximo de seu GPS? O GPS de todo mundo tem que ser igual? Como baixar mapas para GPS? Temos algumas dicas e informações importantes para você!

Personalize – GPS é uma ferramenta pessoal

É isso mesmo! O GPS é uma ferramenta de localização pessoal, portanto cada pessoa tem seu jeito de organizá-lo e forma de utilizá-lo. O importante é que você utilize o seu da melhor forma possível, extraindo todas as informações que precisa e que ele seja sempre útil quando você quer.

É por isso que muitas vezes pegar o GPS de alguém emprestado pode ser difícil e não atender às suas expectativas – você deve personalizar o seu de acordo com seus interesses e com as rotas que acha melhor.

como baixar mapas para GPS

Existem diversos caminhos, estradas e rotas que ele pode te apontar. Muitos aparelhos automotivos, por exemplo, também disponibilizam informações referente à velocidade do carro e existência de pedágios e radares fixos – nesses casos ele auxilia bastante aos motoristas que não conhecem o caminho, evitando-se que o carro fique acima da velocidade permitida na estrada e passe em alta velocidade próximo ao radar.

Outro fator importante na personalização está nas vozes e idiomas. Alguns usuários preferem utilizar o dispositivo com apoio de voz, outros não – somente o visual (o mapa).

Mas a personalização mais interessante está nas rotas diversas e estradas alternativas que você pode optar por seguir. Para ter essas opções e aproveitar as vantagens dessa ferramenta do dispositivo é importante que você mantenha o seu GPS sempre atualizado e, para isso, precisa atualizar os mapas.

Como baixar mapas para GPS

Se você tem um GPS ou pretende comprar um é importante que você tenha em mente que ele vem equipado com alguns mapas (normalmente o mapa da América do Norte e outro do Brasil), porém nem sempre esses mapas são atualizados. Isso significa que caso você pretenda fazer uma viagem ao interior ou uma viagem internacional talvez você não tenha em seu equipamento o mapa para essas rotas.

É por isso que é importante você saber baixar mapas para GPS.

A primeira opção está no próprio site do fabricante – normalmente as empresas disponibilizam o conteúdo e você só precisa baixar e instalar. Essa opção é segura e altamente recomendada.

Outra excelente opção está na instalação do Google Maps (caso seu dispositivo seja compatível – os GPS portáteis em smartphones e tablets sistema Android rodam bem nesses casos).

Por fim, você pode buscar conteúdo em sites especializados e divididos por categorias – exemplos: mapas para viajantes, para esportistas, para trilhas, caminhadas, etc.

Existem sites como o MoGeo (www.mogeo.com.br) que oferece diversos mapas para download e instalação. Se o seu dispositivo for da marca Garmin você pode aproveitar bastante o conteúdo desse site.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o fabricante e se informe.

E aí, aprendeu a baixar mapas para GPS? Deu certo com o seu? Comente!