O reconhecimento facial do facebook permite a rápida identificação de amigos e contatos em diversas fotos postadas, através do simples e automático enquadramento da região do rosto.

Se você utiliza a famosa rede social há alguns anos, deve ter notado que a cada ano o sistema está mais preciso e rápido. Entenda como funciona o reconhecimento facial do facebook.

O objetivo inicial do sistema

Inicialmente, os sistemas de reconhecimento facial foram desenvolvidos como parte de tecnologia que visava maior segurança dos interessados.

Pense em uma câmera de vigilância instalada em uma empresa ou uma residência ou próximo a um local bastante movimentado como um metrô – ela se torna extremamente mais eficiente quando realiza o reconhecimento das pessoas automaticamente ao “ler” digitalmente as características delas e apontar a uma lista restrita de pessoas que se enquadram nelas.

É mais ou menos isso que o reconhecimento facial do facebook faz: ele lê o rosto das pessoas das fotos postadas e identifica entre as pessoas que constam conectadas à imagem ou conectadas às pessoas que constam na lista de contatos, aquelas que mais se assemelham ao enquadramento original.

como funciona o reconhecimento facial do facebook

Mas então como funciona o reconhecimento facial do facebook?

Através da leitura de pontos espalhados pelo rosto, que formam seu formato e singularidades, tais como: tamanho do crânio, distância entre os olhos, tipo de queixo, e tamanho do nariz.

Após identificar esses pontos, o software faz um desenho digital que liga todos os pontos anteriormente traçados e cria um número para aquele rosto. Toda vez que o sistema ler aqueles pontos ele automaticamente associa ao número, que por sua vez será associado à uma pessoa.

Porque às vezes funciona e às vezes não?

Nem sempre o sistema de reconhecimento facial do facebook para as fotos postadas funciona – algumas vezes o sistema não faz a sugestão, outras vezes ele confunde seu rosto com o rosto de outra pessoa.

Além disso, caso você seja novo na rede social, provavelmente ele não faz a sugestão tanto quanto faz para um perfil mais antigo. O motivo é o próprio funcionamento dele: ele precisa de dados com o seu rosto para identificá-lo.

Na prática, o sistema é treinado a te conhecer, identificar suas feições em diversos ambientes e de diversos ângulos, para posteriormente realizar o reconhecimento facial automático.Isso significa que quanto mais você se auto marcar em fotos ou seus amigos marcarem a você, mais fácil será para que o sistema te reconheça.

O reconhecimento facial do facebook é uma das mais interessantes e admiráveis funcionalidades da rede social. A empresa já anunciou que está trabalhando em seu aprimoramento e caso dê certo, o sistema terá segurança e margem de acerto de mais de 97%. È fascinante.