Muitos usuários acreditam que após adquirir um computador novo, estão livres de problemas como lentidão ou travamentos de sistema inesperados, afinal, se o computador é novo e não precisariam saber como melhorar o desempenho do pc.

Essa é uma mentalidade completamente errônea, pois os cuidados com o equipamento devem ocorrer desde cedo por meio do gerenciamento de desempenho e performance, sem esquecer de cuidar fundamentalmente das ameaças que podem colocar tudo a perder.

O gerenciamento deve iniciar a partir de peças do hardware. Um exemplo simples é entender a capacidade do que você possui, como uma placa mãe on-board, logicamente o seu processador vai trabalhar mais, gerenciando memória, HD e vai gerenciar ainda o vídeo em sua totalidade, reduzindo o processamento que poderia ser utilizado para outra finalidade.

Leitura Relacionada:

O recomendado para melhorar o desempenho do pc é retirar essa carga extra de cima do processador e da memória, ter uma placa mãe off-board (no caso de PC) e placa de vídeo dedicada, pois ela por sua vez possui seu próprio processador e consequentemente será notada a diferença na velocidade execução do sistema operacional e seu aplicativos.

Como melhorar o desempenho do PC – Método 1

Outra configuração desconhecida por grande parte dos usuários que adquirem um computador com processador de vários núcleos seria colocar todos os núcleos para trabalharem, aumentado o desempenho de processamento, para isso:

  • Clique no executar no menu iniciar e digite o seguinte comando: msconfig

como melhorar o desempenho do pc

 

  • Clique em [Inicialização do sistema], e logo em seguida: [Opções avançadas]

melhorar desempenho do computador

  • Em [opções avançadas] marque a aba [número de processadores] selecione o ultimo número, clique OK e na outra tela APLICAR e OK novamente.

 

Método 2

É possível também, para melhorar o desempenho do pc mudar a configuração das aplicações que serão executadas quando o Windows iniciar, eliminando aquela lentidão para carregar o Sistema Operacional. Para isso:

  • Clique no executar no menu iniciar e digite o seguinte comando: msconfig
  • Clique na aba [serviços]. Esse procedimento implica a desabilitar alguns dos muitos serviços que serão executados após a inicialização. Desmarque apenas os que não são essenciais, como o de Celular ou no exemplo abaixo o da “apple”.  Clique em APLICAR e logo em seguida OK.

melhorar desempenho do computador

Existe também a opção dos programas que irão carregar quando o Windows iniciar. Só existe um programa realmente importante que deve ser iniciado: o ANTIVIRUS.

  • Clique no executar no menu iniciar e digite o seguinte comando: msconfig
  • Clique na aba [Inicialização de Programas]. Esse procedimento é o mais fácil e implica em desmarcar todos os programas que irão carregar com a inicialização do sistema, desmarque tudo exceto o ANTIVIRUS. Logo após clique em APLICAR e em seguida OK.

melhorar desempenho do computador
E porque deixar o ANTIVIRUS? Já que todos os antivírus levam grande tempo para carregar e exigem um considerável processamento. O motivo é simples, tanto o antivírus, firewall e anti-spam, se estiverem desativados, deixarão seu computador vulnerável a ameaças que com certeza lhe darão uma bela dor de cabeça, além de comprometer o desempenho do computador, você poderá ter dados roubados, por isso, tenha sempre um antivírus ativado.

Último passo

Para finalizar com chave de ouro, não podemos esquecer o básico e essencial processo para melhorar o desempenho do pc,  a limpeza e desfragmentação de disco. Aproximadamente 67% das pessoas nunca realizaram uma limpeza ou desfragmentarão de disco, por desconhecerem o procedimento ou simplesmente pelo motivo mais banal, como o esquecimento.

A limpeza e desfragmentarão de disco são importantes para aumentar a vida útil do seu equipamento e evitar problemas futuros. O recomendado é realizar a desfragmentarão logo depois a limpeza. Para isso:

  •  Clique no [menu iniciar] em [computador] clique no disco com botão direito e vá em [propriedades].
  •  Na nova tela, clique em [Ferramentas] em seguida na opção [Desfragmentar agora].
  • Selecione o disco que deseja desfragmentar, e logo em seguida clique em [Analisar Disco]. Isso levará alguns minutos.
  • Após análise de todos os arquivos que se encontram fragmentados, clique em [Desfragmentar disco] esse processo demora gradativamente, então se você nunca o realizou e já utiliza o computador a um bom tempo, irá demorar um pouco.

Realizando a limpeza por meio desse procedimento, você irá ver a diferença visual em seu disco, pois ao término, verá um aumento do espaço livre de seu disco rígido. Para isso:

  •  Clique no [menu iniciar] em [computador] clique no disco com botão direito vá em [propriedades] logo em seguida clique [Limpeza de disco].

melhorar desempenho do PCÉ realizada uma checagem dos arquivos.

Na tela a seguir, marque todas as opções e logo em seguida clique [Limpar arquivos do Sistema].

melhorar desempenho do PC

  • Um novo cálculo será feito agora envolvendo sistema operacional.
  • Marque novamente todas as opções em seguida Clique OK.

Uma tela de confirmação aparecerá, logo em seguida clique em [Excluir arquivos].

Todos os arquivos desnecessários serão removidos do seu computador.

Outras opções

Na internet é possível adquirir diversos softwares que podem ajudar tanto a customizar sua performance, como melhorar o desempenho do pc.

Um programa muito utilizado é o Ccleaner. Ele pode ser baixado em sites como baixaki (<www.baixaki.com.br>). Além de realizar uma limpeza de forma rápida e eficaz, ainda corrige erros no registro e outras funcionalidades, com gerenciar os programas que estão instalados em seu computador.