Com a popularização de smartphones em nossa sociedade, é cada vez mais comum encontramos pessoas andando com esses dispositivos nas ruas. É comum vermos, por exemplo, pessoas conversando e enviando mensagens através desses aparelhos. Porém, o sucesso dos celulares inteligentes também trouxe duas consequências nada agradáveis: o aumento nos casos de roubos e perdas desses itens.

Não é difícil encontrarmos uma pessoa que já teve o smartphone roubado ou alguém que já o esqueceu na mesa de um bar. Além do prejuízo, fica a preocupação com os preciosos dados que costumamos deixar registrados nesses aparelhos.

Mas o que fazer nessas situações? Como proceder em caso de furto ou perda do dispositivo? Como rastrear um celular? Nesta matéria, ensinaremos os leitores a como rastrear um celular perdido ou roubado, tanto para o Android como para o iOS.Como rastrear um celular

Como rastrear um celular com Android

Caso o seu smartphone esteja equipado com o sistema operacional da Google, é muito fácil rastreá-lo usando uma ferramenta desenvolvida pela própria companhia: o Gerenciador de Dispositivos. Para localizar esse recurso, acesse o aplicativo “Configurações Google” e, dentro da opção “Segurança”, marque as duas opções abaixo do título “Gerenciador de dispositivo Android”.Como rastrear um celular android

Para rastrear um celular com Android, bem como realizar outras funções como o bloqueio e limpeza de todos os dados do aparelho, acesse este link. Na página do Gerenciador de dispositivos Android, o aparelho roubado ou perdido será automaticamente localizado, oferecendo as duas opções mencionadas anteriormente, bem como a opção de tocar um alarme suficientemente alto para que o celular possa ser ouvido de longe. Vale ressaltar que todo esse processo exige uma conta da Google, conexão permanente com a internet (WiFi, 3G ou 4G) e GPS ativado.

Como rastrear celular com iOS

No caso dos aparelhos equipados com o sistema operacional móvel da Apple, o procedimento é igualmente fácil de realizar. A ferramenta não tem um nome próprio, mas se apoia no uso do iCloud, plataforma na nuvem da companhia, e de uma simples configuração em seu dispositivo. No meu “Ajustes”, opção “iCloud”, deixa marcada a opção “Buscar Meu iPhone” (ou apenas “Buscar iPhone”, dependendo da versão do iOS). Se for solicitado, insira o seu Apple ID para iniciar uma sessão no sistema da Apple.Como rastrear um celular roubado

Para rastrear o seu iPhone, acesse este link e inicie sua sessão no iCloud com seu Apple ID novamente. Clique na opção “Todos os Dispositivos” e uma lista com os equipamentos cadastrados e seus respectivos status (online e offline) será mostrada.

Selecionando um dos aparelhos, ele automaticamente será localizado e, caso esteja desconectado da internet, sua última posição será exibida, dando a opção de emitir uma notificação por email na próxima vez em que ele ficar online. A Apple também disponibiliza opções para tocar um alarme, bloquear ou apagar os dados do iPhone perdido ou roubado.

Recomendação importante

Apesar de os dois sistemas contarem com serviços próprios e eficientes de localização que te permitem saber como rastrear um celular roubado ou perdido, há uma recomendação muito importante a ser dada para aqueles querem rastreá-lo usando essas ferramentas. Caso acredite que ele tenha sido roubado, entre em contato com as autoridades policias e informe imediatamente sobre o ocorrido.chamar-policia-celular-roubado

Não tente, de maneira alguma, recuperar o seu smartphone por conta própria ou sem o auxílio das autoridades capacitadas para isso. É possível se meter em uma grande encrenca, algo que pode eliminar totalmente as chances de você reaver o seu dispositivo ou colocar a sua vida em grande perigo.