A Google vem adotando muitas melhorias aos seus produtos de serviços ao longo deste ano de 2018, uma das melhorias mais recentemente que a companhia divulgou foi em seu serviço de e-mail, Gmail, onde foi implementado um novo recurso intitulado “Modo Confidencial”. Este recurso possibilita que os usuários enviem mensagens e anexos limitando as ações do destinatário do e-mail.

Inicialmente este recurso estava disponível somente para computadores, no entanto de acordo com  a Google o recurso foi disponibilizado para Android, iPhone e iPad.

Este recurso “Modo Confidencial” permite que o remetente envie mensagens de exclusão automática, uma vez que haverá um método de incluir uma data de validade ou disponibilidade de validação manual a mensagem enviada, o novo recurso ainda libera que o remetente desative o acesso do destinatário as ações de encaminhar, copiar, imprimir ou baixar o e-mail.

O remetente do e-mail confidencial também pode exigir que os destinatários insiram uma senha, enviada via SMS ou e-mail, para abrir a mensagem.

Como enviar mensagens e anexos no “Modo Confidencial”

  1. Abra o aplicativo Gmail
  2. Selecione a opção “Escrever”
  3. No canto superior direito clique em “Opções”
  4. Ative “Modo confidencial”
  5. Configure o recurso para enviar o e-mail

Configurações:

  • Defina a data de validade, a senha e outros controles.
  • Ao selecionar “Sem senha por SMS”, os destinatários que usarem o aplicativo Gmail poderão abrir a mensagem diretamente. Os que não usarem o Gmail receberão uma senha por e-mail.
  • Ao selecionar “Senha por SMS”, os destinatários receberão uma senha por mensagem de texto no celular. Sendo assim informe o número de telefone do destinatário no campo solicitado.
  1. Selecione a opção “Concluído”

De acordo com o Google, o remetente ainda pode impedir que o destinatário abra o e-mail ao remover seu acesso a qualquer momento.

Fontes:  Android Authority e Support Google