Vamos desvendar o que é root no celular – root e significa “raiz” em inglês. Esse é um processo que garante o direito de superusuário, com ele você ganha acesso integral ao sistema e a permissão de modificar da forma que você quer. Em outras palavras você fazendo o root, passa a assumir todo o sistema até a “raiz” do aparelho de celular. Esse é um processo que apareceu no sistema Linux e foi aplicado também no Android.

Para criar e fazer o root é necessário instalar um novo kernel no sistema. Para quem não sabe, o kernel é o núcleo do sistema operacional, o software que organiza os processos em um smartphone. Depois que você instala esse novo kernel modificado, tem a disposição melhores soluções para gerenciar os processos do dispositivo.

O que é root no celular

Vale a pena fazer root no celular?

Como você viu, ele proporciona mais liberdade e muitas funcionalidades ao usuário, mas os benefícios que o tornam bem atraente podem também vir acompanhado de problemas que podem não valer a pena para você. Por isso vamos te ajudar a tomar essa decisão, será que vale a pena fazer o root ou é melhor ficar com o sistema operacional normal do aparelho celular?

Como já foi dito o root possibilita ao usuário utilizar a plataforma do aparelho como um superadministrador. O aparelho que foi “rootado” tem total acesso20 ao sistema, ele é capaz de realizar funções que antes não era possível. Para você entender melhor vamos dar um exemplo:

Um aparelho Android “rootado” pode excluir aplicativos de fábrica- aqueles apps que vem com o aparelho e que não podem ser excluídos, mesmo você nunca usando? Pois é, com o root você consegue excluir todos eles, assim você consegue liberar mais espaço no seu celular. Você também pode usar aplicativos especiais para aparelhos rootados. Veja outras possibilidades:

  • Fazer backup e rastreamento do sistema;
  • Realizar overclocking do processo;
  • Instalar versões mais recentes do Android que não foram liberadas oficialmente.

Cuidados com o root no aparelho

As possibilidades são muitas e bem atrativas para alguns usuários, mas ele vale realmente a pena se você sabe o que está fazendo e se vai usar. É interessante ter a liberdade de modificar algumas funções do aparelho, mas se você não é muito ligado a tecnologia e não gosta ou entende essas coisas é melhor nem pensar em fazer.

É importante lembrar também que quando o aparelho perde a trava de segurança, ele fica mais vulnerável a vírus e outras coisas. E se você não souber exatamente o que está fazendo pode acabar excluindo ou modificando arquivos importante sem querer. Isso pode tornar o smartphone inutilizável para sempre e tenho certeza que não é isso que você quer.

Por isso nossa dica é: faça se você sabe o que está fazendo, se será realmente importante e de grande utilização para você.

Algumas dúvidas sobre o root

Após saber o que é root no celular e se deve fazê-lo, você precisa pensar na garantia. Qualquer modificação que você faz no aparelho vai invalidar sua garantia, você pode voltar ao estado normal do aparelho em alguns casos e com isso a garantia também volta, mas é bom ficar esperto com isso, pois não são todos os roots que possibilitam voltar.

Saber se é possível voltar as configurações normais do aparelho e se é possível remover o root também é uma dúvida. Você pode remover o root e para fazer isso a melhor coisa é reinstalar a ROM oficial de origem, mas existem outras formas de fazer isso e você deve encontrar a melhor.