Hoje em dia é quase impossível não estar conectado o tempo todo ou utilizar a tecnologia para diversão, entretenimento, informação ou comunicação. Para lidar melhor com os compromissos e necessidades diárias pessoais e profissionais muitas pessoas optam por utilizar um tablet ou smartphone (telefone inteligente) para desenvolver suas atividades.

Mas qual deles é melhor? A resposta é simples: depende de qual tipo de usuário você é.

Tablet ou smartphone: Eles são muito parecidos

Na hora de comprar um aparelho, tablet ou celular, tecnológico de comunicação muitas pessoas percebem que os smartphones são muito parecidos com tablets. E são mesmo: basicamente a diferença principal é que o smartphone é um celular.

Mas eles são diferentes, e muito! A diferença está nas características do produto e é decorrente do tipo de perfil de usuário.

tablet ou celular

Vantagens do tablet sobre o smartphone

Se você gosta de jogos e precisa de um aparelho simples que te permita navegar na internet quando conectado ao wi-fi e realizar a leitura de seus textos favoritos, o tablet é uma excelente escolha para você!

Os tablets são maiores do que os smartphones. Isso facilita muito a leitura de textos diversos e a acessibilidade e controle de jogos diversos (quanto maior o espaço para você interagir com o touchscreen maior a sua facilidade e adaptação ao aparelho e ao aplicativo).

Dependendo do modelo do smartphone, o tablet também pode oferecer maior espaço de memória interna para utilização. Além disso, a maior parte dos tablets oferece slot para cartão de memória SD – maior e mais fácil de ser encontrado, compatível com diversos computadores.

Através do cabo USB você consegue transferir dados para seu tablet, diretamente do seu computador sem grande dificuldade. Eles também possuem câmeras digitais integradas – alguns modelos oferecem câmeras frontal e traseira, outras apenas a traseira.

Se você gosta de gravar os melhores e mais divertidos momentos de sua vida e de seus amigos, os tablets também oferecem uma vantagem: os vídeos podem ter maior duração do que a maior parte dos smartphones do mercado.

A duração da bateria dos tablets costuma ser maior do que as do smartphone, especialmente para os usuários que costumam ficar conectados na internet o dia todo.

Desvantagens do tablet sobre o smartphone

Em questão de conectividade com a internet e comunicação telefônica, o tablet sai em prejuízo quando comparado ao smartphone. Portanto, se você precisa se manter sempre ligado e ser facilmente encontrado, o smartphone é o mais indicado para você pois ele é um telefone que permite acesso à internet e permanência online.

Outra desvantagem está na impossibilidade de se conectar à rede 3G, ao menos dos tablets mais simples e mais fáceis de serem encontrados e comprados no Brasil.

Normalmente as telas e touchscreen dos tablets costumam ser mais sensíveis do que os smartphones.Caso você tenha o hábito de guardar esses equipamentos na bolsa, você corre o risco de ter uma surpresa bastante desagradável ao notar que seu tablet está quebrado devido à compressão de algum outro objeto que você possa ter em sua bolsa.

tablet ou smartphone

Assistência técnica autorizada e resolver problemas simples como travamento indesejado ou bug em sistemas também são mais difíceis de serem solucionados quando se trata de tablets. A mesma dificuldade será encontrada para a utilização de novos app’s disponibilizados no mercado, através das lojas como “playstore” do Android: normalmente esses aplicativos são criados e desenvolvidos para utilização em smartphones e quando adaptados para os tablets costumam perder um pouco da qualidade e resolução.

Por fim, as câmeras dos smartphones normalmente costumam ter maior resolução do que as dos tablets.

E você, prefere tablet ou smartphone? Comente!